Política Privacidade
A FF VEÍCULOS LTDA ("Empresa"), CNPJ n.º 30.648.452/0001-45, através deste documento, esclarece que a nossa oficina de funilaria e pintura automotiva, comprometida com a transparência e a proteção de dados, estabelece esta Política de Tratamento de Dados Pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD - Lei nº 13.709/2018).
Este documento descreve as práticas adotadas para garantir que todas as partes envolvidas na prestação de serviços de reparação automotiva e venda de peças, incluindo clientes, seguradoras e fornecedores, estejam em conformidade com as obrigações legais de proteção de dados.
Objetivo
Esta política visa garantir a segurança no tratamento de dados pessoais, tanto dos clientes quanto dos parceiros comerciais (seguradoras e fornecedores), abrangendo a coleta, o tratamento, o uso, o armazenamento, o compartilhamento, a transferência e o descarte de dados pessoais, com foco em proteger os direitos dos titulares de dados e assegurar que todas as partes estejam em conformidade com a LGPD.
A COLETA DE DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais são tratados para:
- Nome completo, CPF/CNPJ, endereço e contatos (telefone e e-mail);
- Endereço físico, necessário para serviços que envolvem coleta e entrega;
- Informações do veículo (placa, modelo, ano, chassis);
- Dados financeiros e bancários (para faturamento e pagamentos);
- Histórico de serviços realizados, para manutenção de registro, suporte, garantia e pós-venda;
- Informações de apólices de seguro e sinistros, fornecidas pelas seguradoras.
TRATAMENTO E FINALIDADE DOS DADOS
Os dados pessoais são tratados para:
- Nome completo, CPF/CNPJ, endereço e contatos (telefone e e-mail);
- Endereço físico, necessário para serviços que envolvem coleta e entrega;
- Informações do veículo (placa, modelo, ano, chassis);
- Dados financeiros e bancários (para faturamento e pagamentos);
- Histórico de serviços realizados, para manutenção de registro, suporte, garantia e pós-venda;
- Informações de apólices de seguro e sinistros, fornecidas pelas seguradoras.
FATURAMENTO E COBRANÇA
Todos os dados tratados são realizados mediante o acesso ao ERP, o que é feito através de login e senha pessoal, onde os colaboradores fazem uso desses dados dos clientes para tão somente gerar comprovantes e documentos dos serviços prestados.
COMPARTILHAMENTO DE DADOS
Para garantir a prestação eficiente dos serviços, os dados pessoais podem ser compartilhados com:
- Seguradoras: para validação de sinistros, acompanhamento de reparos, e cumprimento de exigências contratuais e regulatórias;
- Fornecedores de peças: quando necessário para aquisição e entrega de peças específicas para o reparo;
- Autoridades públicas: conforme requerido por lei ou regulamento;
- Parceiros tecnológicos: que prestam serviços de armazenamento e gestão de dados, garantindo sempre a segurança e confidencialidade dessas informações.
SEGURANÇA PARA OS PARCEIROS COMERCIAIS
Nossos parceiros comerciais, como seguradoras e fornecedores, também são obrigados a cumprir integralmente as disposições da LGPD no tratamento de dados pessoais. Mantemos acordos contratuais com esses parceiros, que incluem:
- Nossos parceiros comerciais, como seguradoras e fornecedores, também são obrigados a cumprir integralmente as disposições da LGPD no tratamento de dados pessoais. Mantemos acordos contratuais com esses parceiros, que incluem:
- Garantia de que os dados compartilhados sejam utilizados exclusivamente para as finalidades pactuadas (reparação automotiva, sinistros, e vendas de peças e eventual garantia legal e/ou contratual);
- Adoção de medidas de segurança técnicas e organizacionais para prevenir acesso não autorizado, perda, alteração ou tratamento inadequado dos dados;
- Responsabilização por violações às obrigações legais de proteção de dados.
ARMAZENAMENTO E SEGURANÇA DOS DADOS
Os dados pessoais são armazenados em sistemas seguros, tanto internos quanto de terceiros (quando aplicável), com uso de medidas de proteção como criptografia, controle de acesso restrito e backups regulares. O acesso a essas informações é limitado aos colaboradores e parceiros comerciais que necessitam delas para o desempenho de suas funções. Os dados coletados são geridos pelo nosso Sistema de Gerenciamento Empresarial (ERP) e são alimentados pela ação de nossos colaboradores, parceiros, nosso site, aplicativo de mensagens instantâneas e redes sociais.
TRANSFERÊNCIA DE DADOS PESSOAIS
Não realizamos a transferência internacional de dados. Qualquer necessidade de transferência será previamente comunicada ao titular dos dados e realizada conforme as exigências da LGPD, garantindo o mesmo nível de proteção de dados.
DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS
Os titulares de dados, sejam eles clientes ou representantes de seguradoras e fornecedores, têm direito a:
- Solicitar a confirmação da existência de tratamento de dados;
- Acessar os dados pessoais tratados;
- Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Solicitar a eliminação de dados pessoais excessivos ou desnecessários;
- Revogar o consentimento para o tratamento dos dados, quando aplicável, ou ainda,
- Solicitar a anonimização dos dados, bem como solicitar a portabilidade dos dados.
- Essas solicitações podem ser feitas através dos nossos canais de atendimento.
DERCARTE DE DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais serão mantidos pelo período necessário para cumprir as finalidades descritas nesta política. Após o término do tratamento e desde que não exista obrigação legal de retenção, os dados serão descartados de maneira segura e irreversível, conforme as melhores práticas do mercado, mantendo-se os dados essenciais de maneira anonimizada.
DERCARTE DE DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais serão mantidos pelo período necessário para cumprir as finalidades descritas nesta política. Após o término do tratamento e desde que não exista obrigação legal de retenção, os dados serão descartados de maneira segura e irreversível, conforme as melhores práticas do mercado, mantendo-se os dados essenciais de maneira anonimizada.
RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
A conformidade com a LGPD é uma responsabilidade de todos os envolvidos no processo de reparação automotiva, incluindo clientes, seguradoras e fornecedores. A nossa oficina assegura que todos os parceiros comerciais estão cientes de suas obrigações legais e mantém a transparência no tratamento dos dados compartilhados.
GOVERNANÇA DE DADOS
A Empresa assegura a governança eficaz dos dados, com responsabilidades claras e treinamento dos envolvidos na proteção e confidencialidade dos dados.
ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (DPO)
Para assegurar a correta implementação e manutenção das normas de proteção de dados, nossa empresa designou um Encarregado de Proteção de Dados (DPO). O DPO é responsável por:
- Zelar pelo cumprimento desta política e das diretrizes da LGPD;
- Servir como ponto de contato para questões relacionadas ao tratamento de dados pessoais;
- Atender às solicitações de titulares de dados e autoridades competentes;
- Orientar colaboradores e parceiros sobre boas práticas de proteção de dados.